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Como crescer com registro de marcas, abra suas asas

  • Foto do escritor: Cassiano Oyarzabal
    Cassiano Oyarzabal
  • 27 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de out. de 2021

Voe na propriedade industrial, com a prática de serviços e compreendendo a grandeza e a profundidade da matéria. Tenha como base neste artigo a proteção de uma das maiores marcas do mercado.


Red Bull te dá asas

Sabe quantos processos de marcas a companhia austríaca Red Bull GmbH tem no INPI?

São ao todo 631, ao menos, do que eu consegui encontrar no nome dela e suas empresas derivadas no momento que escrevo este artigo. Ativos são 553 processos de registro.


Por que tudo isso, Red Bull?

Entenda a onde eu quero chegar. Se você está com problemas para fazer UM REGISTRO de marca (ou fechar o serviço com o cliente), pensa todo o contexto que envolve a proteção de uma marca com tanta visibilidade como o caso da RED BULL. Embora 631 processos possa parecer exagero, eles são importantes, pois respondem ao patrimônio da empresa e envolvem questões tanto políticas quanto técnicas.


Vamos entender direitinho...

Para você crescer na PI

Talvez você só entenda a questão política trabalhando de verdade na área. Quanto a questão técnica, vou começar explicando os 78 processos não mais ativos da companhia Red Bull no INPI. Por um motivo ou outro, a companhia RED BULL não teve interesse de dar continuidade neles. Acontece que, mesmo assim, estes 78 processos ocasionaram serviços de pedido de registro ou muitos outros serviços; A exemplo, os serviços de decênio, prorrogação, transferência de titularidade, recurso administrativo, etc. Que foram necessários a empresa em determinado momento.


Acredite, se fosse interesse da companhia prosseguir com esses registros, ela teria prosseguido independente das circunstâncias. E se os extintos já geraram vários serviços, imagina os processos ativos... Agora questiono, quantos serviços você pensa em fechar quando fizer um pedido de registro?


Não se limite a 1 serviço,

Inclusive para fora do Brasil

Isso mesmo. O pedido de registro é o começo de uma série de serviços no INPI, e depois para fora dele, como notificações extrajudiciais e contratos de licença. Você oferece isso ao cliente? Ao menos comenta a respeito? Se não, fique tranquilo que os clientes saberão essas possibilidades quando procurarem outro escritório. Desculpa pelo sarcasmo, mas cabe pensar em como o cliente pode crescer, e não se resumir em mero "atendimento ao cliente".


Na minha opinião, é esse o principal objetivo ao cliente proteger a propriedade industrial (registros de marcas, patentes, desenhos industriais, etc.). Isso vai além do território nacional, passando as fronteiras, quando o cliente protege a marca na Argentina, Estados Unidos, África do Sul e outros países.


Você conhecia tais possibilidades?

Voltamos a Red Bull

O trabalho do registro das marcas da companhia Red Bull não envolve somente um escritório brasileiro, mas também de todo um conjunto de escritórios no exterior e, provavelmente, um jurídico interno da empresa, que deve analisar as direções. Então, acaba envolvendo atuação, contato e trabalho para fora do Brasil, exigindo mais ainda a especialidade da matéria de propriedade industrial.


E veja a intenção da RED BULL em proteger os seus vários produtos e serviços com suas marcas: RED BULL BRASIL, EXTREME BULL, RED BULL ENERGY DRINK, são múltiplos processos contendo o termo RED BULL, além de suas empresas derivadas tais como RED BULL BRAGANTINO (BR/SP) e RED BULL MEDIA HOUSE GMBH que envolvem outras atividades para muito além daquelas de bebida energética. Nelas possivelmente se expandem serviços para fora da via administrativa no INPI, como de notificações, negociações e acordos, ações na via judicial e estudo de mercado.


Mas vamos ser sinceros, é difícil pegar um cliente desses, certo? É importante ter uma boa estrutura e também capacidade política, salvo isso, você não vai convencer a Red Bull, seus escritórios no exterior e seus diretores a trabalhar com você. Porém, se seu atual cliente começar a crescer tipo a Red Bull, você conseguirá mantê-lo?


A partir daqui, pense: 1) a RED BULL é gigante porque tem seus direitos de propriedade industrial espalhados no mundo inteiro; 2) Tal crescimento e orientação foram condicionados a escritórios que conseguem trazer o valor da propriedade industrial e da proteção de marca no mercado.


Assim, evita-se que qualquer concorrente prejudique a companhia.


Conclusão: O que você mostra ao cliente?


É muito necessário mostrar as possibilidades e meios de proteção da marca ao cliente, pois existe a imperiosa necessidade de serem movidas oposições contra marca de terceiros no INPI, registradas as marcas dos clientes em mais classes de atividades, registrar as variações de marcas e mover notificações contra empresas que usem marca colidente. Aí sim, você estará abrindo suas ASAS para voar na propriedade industrial.


Claro que fica tudo mais fácil se você entender bem as premissas da matéria de marcas. O que você pode fazer no seu dia a dia: em reuniões com os clientes, em pesquisar marcas que são publicadas na Revista da Propriedade Industrial (sai toda terça-feira, pelo site do INPI), em levar os conhecimentos da área a sério e adiante.


E você pode também acompanhar meu conteúdo! Pelo blog, pelo YouTube, Instagram, Facebook e vamos com tudo fazer as empresas nacionais crescerem com a PI!


 
 
 

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Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil. ©2021 by Cassiano Oyarzabal.

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