top of page
Buscar

Tiro curto para registrar marcas

  • Foto do escritor: Cassiano Oyarzabal
    Cassiano Oyarzabal
  • 11 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de nov. de 2021

Seu dia vai ficar melhor ainda com este tiro curto para registrar marcas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (se tiver ruim, vai melhorar).

Primeiro passo, dê um panorama ao cliente sobre as circunstâncias da marca e as possibilidades do registro.


“A marca já tem registro? Pode ser registrada? Que tipo de estratégia você faria para protegê-la no INPI?”

Para chegar a estas conclusões, por evidente fará uma pesquisa prévia da marca no site do INPI: https://busca.inpi.gov.br/pePI/jsp/marcas/Pesquisa_classe_basica.jsp


(Crie ou faça login como procurador).


Pesquisa prévia da marca no INPI


Avalie nesta pesquisa quais são os registros existentes. Avalie as atividades do cliente. Avalie o sistema de classes e especificação. Não sabe nada disso? Clique nos links abaixo e reflita então:



Quando clicar na lista de classes de produtos, veja quais atividades se adaptam à proteção da marca do cliente, se ela for para um produto (ex: cliente fábrica mel e põe a marca no produto pote de mel).


Quando clicar na lista de classes de serviços, veja quais atividades se adaptam à proteção da marca do cliente, se ela for para um serviço (ex: cliente vende mel e põe a marca em uma loja que faz serviço de comércio).


Em ambos os casos, considere os processos existentes no INPI que aparecerão na busca. Leve em consideração as atividades. As marcas colidem em atividades idênticas, semelhantes e afins. Grave isso. E tanto os processos vigentes quanto os extintos trazem possibilidades.


Pesquisa prévia da marca no INPI 2


Quais são possibilidades?


Veja se as marcas nos processos encontrados na pesquisa são parecidas com a do cliente, veja a relação das atividades no mercado (são idênticas, são semelhantes, têm afinidades?). Você pode filtrar e pesquisar só os processos na classe da marca do cliente:


Coloque a classe (classificação de Nice - NCL/com base nos links acima) e lembre de marcar opção radical. Porém, cuidado ao pesquisar só pela classe, pois processos de outras classes podem se relacionar com a atividade de seu cliente. Exemplo: atividade de construção civil, classe NCL 38 - pode colidir com a atividade de engenharia civil, classe NCL 42.


Os processos vigentes podem impedir o registro do seu cliente, os processos extintos podem te ensinar como o INPI examinou casos parecidos com o da marca do seu cliente.


Mostre as possibilidades ao cliente


Vai trazer a responsabilidade de ser um profissional competente. Ou seja, a necessidade de conseguir defender os interesses do cliente.


Você não está atuando só para analisar quais processos já são registrados e quais não são ainda, mas sim para buscar a melhor forma do registro (nem que seja, como última alternativa, avaliar se vale a pena o cliente trocar a marca). Seja no final um estrategista.


Isso muda todo o jogo.

Este é o tiro curto. Agora, quer saber como conseguir clientes? Como controlar os processos no INPI? Como ter mais autoridade na área?


Continue lendo o blog.

 
 
 

Commentaires


Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil. ©2021 by Cassiano Oyarzabal.

bottom of page