O que é patente? Agora vai entender e vender
- Cassiano Oyarzabal
- 19 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de out. de 2021
você sabe o que é uma patente? É bem simples, eu vou te explicar e você no final vai estar disposto a vender esse serviço no seu escritório.

Dizer “vender este serviço” é tão feio… Todavia, você tem que ter consciência: tudo na vida é uma venda. Você vende quando está negociando, quando está convencendo e até quando está discursando. Então, não leve a mal quando digo para vender serviços jurídicos.
“A vida não é de dar, a vida é de troca”
Filosofo de Rua
Esta frase resume esta questão de vendas e também o sistema de patentes. A patente é uma troca, e talvez a única coisa gratuita seja este artigo. E Será????
A vida não é de dar, a vida é de troca
Patente é um documento técnico em que o Estado confere a exclusividade nacional a alguém, em troca da descrição de uma invenção que este alguém dá à sociedade. Viu que é uma troca? O(a) cliente inventor(a), dá para a sociedade o que foi inventado, em troca a sociedade - representada pelo Estado - dá o privilégio da patente ao inventor(a), para que haja a exploração exclusiva da respectiva invenção por determinado período de tempo.
Você leitor entendeu a essência de uma patente? Este privilégio se aplica aos dois tipos de patente: Aquelas de privilégio de invenção (soluciona algo na sociedade) e aquelas de modelo de utilidade (melhora algo na sociedade).
Agora, como vender e mostrar a realização de patentes? É muito simples, basta deixar claro os benefícios desta exclusividade a(o) cliente. “Mas como?” (você pergunta) e eu respondo:
Qual a diferença da Apple vender exclusivamente a tecnologia em um Iphone, em relação aos demais celulares?
Samsung, Motorola, Nokia... Qual diferença existiria no mercado, se todas as empresas pudessem vender celulares iguais aos Iphones com suas respectivas marcas?
Podemos convir que só a Apple vender os seus celulares dá muito mais retorno financeiro. Faça analogia ao seu cliente, se ele ou ela vender melhores cadeiras exclusivamente, melhores caixas plásticas, melhores suportes de celulares... Seja o que for, garanto que se o produto for bom, e houver exclusividade, se terá maior retorno financeiro. E você também terá, por causa da patente que fará.
Até rimou a última frase, e agora falarei em rimas: A patente você deve fazer, para mais segurança o seu cliente ter.
Como achar quem faz patentes?
Deu de rimas. Saiba que pessoas dispostas a inventar algo não estão em todo lugar. São poucas empresas dispostas a investir em pessoas, estudos, tempo e energia para inventar. A maioria - infelizmente - prefere copiar. Ou talvez usar aquilo que já é de domínio público, melhor dizendo.
Você pode procurar os(as) inventores(ras) no Google, pode usar ferramentas como o Google AdWords. Mas na minha humilde opinião, nada é tão eficaz como o contato pessoal. Encontre lugares e pessoas: centro de inovações, universidades, polos de tecnologia, federações/conselhos industriais, entre outros do tipo, junto com conhecidos/contatos que trabalhem nestes lugares ou em indústrias e setores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Ou meta a cara sozinho, eu já fiz isso e deu resultados. Acredite, seus clientes de patente estarão lá, basta mostrar o valor.
Mas não é todo mundo que está disposto a inovar. Não se surpreenda se tiver menos clientes do que com registro de marcas. É super normal. Mas saiba que trabalhando com marcas e patentes, terá indicações de todos os clientes para ambas as matérias, os quais confiam no seu trabalho. Um ramo da PI ajuda o outro ramo da PI.
De todo modo, o ouro da patente vem com o tempo. Entretanto, você pode começar hoje (ou segunda-feira). De todo modo, sugiro por isso em mente.
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