As patentes lideram o mundo
- Cassiano Oyarzabal
- 25 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
E na verdade, as marcas também lideram bastante coisa no mundo. Então podemos dizer: hoje a propriedade industrial lidera a @#% toda.

Mas o assunto nesse artigo será patentes, porque preciso que você leve em conta que precisamos evoluir! E as patentes também nos trará $$$. Leia até o fim para entender...
Precisamos evoluir, como nação, como potência econômica, como competidores mundiais...
Tenho falado, há algum tempo, eu não quero ser um país que compete por plantar mandioca. Nada contra a agricultura e a subsistência através da produção de matéria prima básica, mas - juro para vocês - a corrida hoje ESTÁ NA TECNOLOGIA!!!!!!!!!!!!
Wake up Brazil! (acorda Brasil)
Desculpa gritar assim com você, mas precisamos muito acordar esse Brasilsão. Eu preciso de você! Vou lhe contar uma coisa um pouco pessoal dos meus pensamentos:
Tempos atrás, eu fui no shopping, queria comer um KFC (tipo de restaurante que já chega atrasado no Brasil). Aproveitei e fiquei observando todas as pessoas que comiam em minha volta. Enquanto olhava, era perceptível que boa parte delas não devia ter uma boa renda. Estavam comendo seus McDonalds e eu fiquei refletindo: Quantos McDonalds será que elas conseguem comer durante o mês?
Considerando o preço do lanche e CONSIDERANDO QUE O PREÇO SÓ IRÁ AUMENTAR, provavelmente o consumo e a satisfação/prazer dessas pessoas só irá diminuir. E juro para vocês, isso me incomoda profundamente.
Claro que tem muitos fatores que envolvem esta condição, mas um grande fator é o fato de estarmos sujeitos ao poder econômico de outras nações, nas quais suas empresas lideram NOSSO mercado.
A bomba na nossa economia
Esta plantada A BOMBA estrangeira na nossa economia, que gera a desvalorização da nossa moeda, das nossas empresas, da nossa nação… E eu quero de coração lutar por uma perspectiva diferente, ao menos pelo futuro destas pessoas no shopping, ao menos então pelos filhos destas pessoas, por um futuro melhor de um país mais qualificado no mercado, ao menos é o que hoje eu tenho capacidade diante do meu trabalho, de buscar ensinando e incentivando a propriedade industrial dos nossos nacionais.
Estimular a tecnologia pelos nossos nacionais
Claro que envolvem outras questões políticas, sociais, culturais, etc. No entanto, dentro da minha capacidade, eu posso lhe dizer: vamos estimular a inovação tecnológica. E o meio mais efetivo de fazer isso, é através das patentes. Ao menos para uma empresa ter um retorno financeiro o mais imediato possível.
Como acontece esse avanço com as patentes? Simplesmente porque garante a propriedade da invenção, a exclusividade naquilo que é novo no mercado e consequente valorização daquele que soluciona ou melhora determinado produto ou processo em determinado setor, para uma aplicação industrial.
O que citei no parágrafo acima são, basicamente, os requisitos para uma patente. Novidade, atividade inventiva/ato inventivo e aplicação industrial. Patentes agregam valor a sociedade.
Se uma empresa faz patentes, os concorrentes desta empresa não conseguem produzir produto similar com as características da patente, e ficam obrigados a inovar. O que acontece? Os concorrentes também passam a fazer patentes.
E digo isso por experiência prática, pois vemos acontecer em um escritório que atua há 40 anos no mercado da propriedade industrial.
A partir daí, os funcionários deixam de se dedicar somente na produção, e passam a se concentrar no estudo e conhecimento científico, o que muda a cultura de empresas e nações.
Estas empresas podem ainda ir para o estrangeiro, competindo com nossa tecnologia, desenvolvida no Brasil, pelos brasileiros estudiosos - que recebem um aumento de salário pelo aprimoramento do conhecimento - elevando o conhecimento e a capacitação dos nossos nacionais, deixando de lado o trabalho braçal e qualificando-os.
É o que os estrangeiros fazem hoje com a gente. Eles se qualificam e protegem suas inovações. O dinheiro vai para lá, pela licença/propriedade de suas patentes.
Se a propriedade da tecnologia pertencer ao brasileiro, o dinheiro fica aqui.
Vamos mudar esse jogo?
Confio em você, pegue o conteúdo desse artigo e transforme em motivação, para mostrar os benefícios aos seus clientes e produzir mais patentes, para o bem da nossa nação.
Comments